Para pensar

Pior que não terminar uma viagem é nunca partir. Amyr Klink

sábado, 7 de agosto de 2010

Vivendo a História


Conhecer Berlim é muito mais do que conhecer uma cidade com um astral maravilhoso, com um ar de cidade renovada, super acolhedora. Conhecer Berlim é viver a história.

A gente se depara com alguma coisa importante a cada esquina. Tudo o que sempre pareceu taodistante nos livros de história de repente se materializa, e eu nao falo apenas dos lugares, mas de sentimentos principalmente.

Foi ontem que o Muro de Berlim foi posto a baixo, foi em um período muito recente que aspessoas eram mortas por tentarem atravessar a barreira da ignorância de poucos e que separoutantas famílias por tanto tempo.

Hoje o sentimento maior é o de resguardar essas lembrancas, com respeito e um pouco de culpa por tudo o que aconteceu.

Estou visitando alguns amigos aqui na Alemanha e é muito interessante observar a reacao delesdiante de tudo o que diz respeito ao passado tao pesado que eles tem. Algumas imagens, algumaslembrancas, causam neles tanta indignacao quanto causaram em mim.

Fui a um dos museus onde se encontra toda a história da Segunda Guerra e posso afirmar queeles olharam para todos aqueles uniformes, aqueles jornais, aquelas propagandas, aquelas fotos e vídeos com o mesmo pavor que eu olhei.

Berlim é uma cidade que tem como funcao maior, na minha opinao, mostrar como um paísconsegue se reerguer depois de tanta destruicao e ao mesmo tempo deixar registrado tudo o aconteceu pra que nunca, em nenhum lugar do mundo, isso venha a se repetir. E eu espero querealmente isso nunca mais aconteca.

Eu amei Berlim!!!!!

2 comentários:

  1. Seu texto é tão cheio de emoção que dar pra sentir um pouquinho do que vc sentiu. Ninguém volta o mesmo depois de uma viagem. A gente cresce! Parabéns e continue escrevendo sobre suas experiências.

    ResponderExcluir
  2. Oi Silvio, que bom que vc está gostando. É exatamente isso que eu quero passar, toda a emocao possivel pra que todos possam se sentir um pouquinho em cada lugar que eu visitar.
    Seja sempre bem vindo!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu cantinho onde divido um pouco das minhas viagens.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...