Para pensar

Pior que não terminar uma viagem é nunca partir. Amyr Klink

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Chacaltaya - La Paz

Esse pico tem a estação de esqui mais alta do mundo, ou tinha, mas isso fica pro final do post.
Essa foi a primeira vez que vi neve. Foi sensacional!!!
Parecia criança, mas só que não foi tão fácil assim pois eu estava a 5.421 metros acima do mar. Fomos com uma agência de turismo, em uma van com guia e oxigênio, caso alguém precisasse. Bom, não precisei, mas só de bala de coca foram umas três, daquelas horríveis!
Foi o único lugar onde senti a sorocha (sintomas da altitude).
Dica: Chegando a bolivia procure em qualquer farmácia as pílulas para sorocha. São baratas, faceis de achar e não tem problema nenhum em tomar. Ajuda a não ter vômito, dor de cabeça, tonteira.
A van nos levou até a base da montanha e depois, subimos a pé. Como podem ver na foto, parece fácil, fácil, mas.... pra mim foi tortuoso. A cada passo meu coração disparava, ficava sem ar e tinha que parar e recuperar as forças. Mas não se assustem porque tudo deu certo e posso garantir que valeu a pena!!!

A vista é linda lá de cima, tudo tão branquinho... rolou guerra de neve, meditação, neve caindo, até comi floquinhos de neve... foi lindo!!!!

Colquei bastante foto porque agora vem a notícia ruim. Não existe mais neve no chacaltaya. Esse tal de aquecimento global, que assusta tanta gente e infelizmente é chacota pra muita gente também fez toda a neve derreter. Muita gente não tem noção do quanto é importante para as pessoas o desgelo natural desses glaciais. Isso pode significar falta de água.

É realmente muito triste pra mim saber que esse lugar acabou.

Abaixo dois links com notícias sobre o desgelo no Chacaltaya.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo ao meu cantinho onde divido um pouco das minhas viagens.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...