Para pensar

Pior que não terminar uma viagem é nunca partir. Amyr Klink

sábado, 16 de outubro de 2010

Cochabamba fervilhando!


Quem já conhece meu blog sabe que curto contar as minhas histórias de viagens, coisas que vejo e que acontecem comigo.

Essa viagem para Bolívia aconteceu em 2007, portanto alguns acontecimentos podem ser antigos principalmente quando relacionados a política, mas quero muito contar minhas experiências.

Cochabamba pra mim é uma cidade que fervilha em relação a luta política.

Em 2007 Hugo Chaves tinha acabado de ser eleito presidente da Bolívia, como o primeiro índio a governar, e tudo era novo pra eles.

A sede do Governo, na época, ficava em Cochabamba mesmo sendo La Paz a capital e isso gerava muita briga. Além disso tudo, presenciei vários movimentos populares, tudo estava acontecendo ao mesmo tempo.

Fui entrevistada por estudantes a respeito de um abaixo assinado para bloquear algumas novas regras escolares, vi alunos nas ruas lutando por seus direitos.

Os índios fecharam os quatro cantos da praça principal com seus cartazes e faixas também lutando por seus direitos.

Houve uma greve de caminhoneiros fechando todas as saidas da cidade, me obrigando a ir de avião para La Paz para não atrasar a viagem.

Ah, e no aeroporto também havia movimentação, pois uma das empresas aéreas fechou e as pessoas estavam dormindo no aeroporto há dias sem poder voltar para casa. Caos total!!!


Tenho que confessar que amei assistir a isso tudo.

Na praça principal da cidade era o partido comunista que politizava o povo. Eles tinham um espaço com um biombo cheio de jornais onde eles faziam observação sobre as matérias fazendo o povo pensar sobre cada uma delas.

Realmente Cochabamba fervilhava!!!

Não sei como as coisas andam hoje em dia em relação a isso, mas garanto que foi muito especial estar lá e presenciar esse povo fazendo sua história.

Um comentário:

Seja bem-vindo ao meu cantinho onde divido um pouco das minhas viagens.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...