Para pensar

Pior que não terminar uma viagem é nunca partir. Amyr Klink

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cuba - preparativos para a viagem

A viagem para Cuba foi um impulso maravilhoso que eu tive.
Começou a bater o medo de alguma coisa acontecer e eu perder a oportunidade de conhecer a Ilha em sua essência. Respirei fundo e comprei a passagem. Detalhe, na semana seguinte Fidel renunciou...... mas tudo bem, acontece.....
Vamos as dicas.

Vôo:
Eu voei pela Copa Airlines, com conexão no Panamá.
Na época era o melhor preço, paguei R$ 1.700 ida e volta.

Visto:
Temos que pagar um visto para entrar em Cuba. Esse visto pode ser pago nas agências de turismo, mas como eu fui por conta própria, paguei no balcão do check in.
Na época paguei 40 dolares.
O visto não fica no passaporte, recebemos um papel onde eles carimbam a entrada, depois a saída e ainda ficam com o papel quando somos liberados. Eu não tenho vestígio nenhum de que passei por Cuba......


Troca de moeda:
Procurei saber como funcionava o dinheiro por lá. Eles trabalham com o CUC Conversible para turistas e o CUC para os cubanos.
O dolar vale bem menos que o Euro por lá, e eles não aceitam nos estabelecimentos. Só aceitam CUC Conversible ou Euro. Trocar dinheiro lá é bem fácil. Pode-se trocar nos hotéis ou em cabines que podemos encontrar pela cidade de Havanna.Eu levei Euro para trocar por CUC Conversible.


Com a passagem na mão comecei a procurar uma casa de família.

Informação: As casas de família devem ser cadastradas pelo governo. Existem as clandestinas, mas é mais garantido ficar em uma cadastrada. As pessoas que tem autorização para alugar quarto tem várias regras, uma delas é que independente de quantos quartos tenham em casa eles só podem alugar dois, com no máximo duas pessoas em cada. Quando chegamos eles anotam o número do visto, do passaporte, e de todos os nossos dados em um livro e depois levam esse livro em um tipo de cartório, para dar ciência da nossa presença por lá.

Casa de família:
Como eu ia viajar sozinha, procurei indicação. A primeira tentei ligar durante uma semana mas é impossível! A ligação cai, as pessoas demoram a atender, enfim, paguei uma conta cara e não consegui falar com a pessoa.

Antes de entrar em completo desespero, resolvi fazer aquela pesquisa básica pelas comunidades do orkut (eu nem tinha ouvido falar no facebook ainda) e encontrei, por milagre, a indicação de uma menina para uma casa em Havanna, e com email!!!! Minha surpresa foi enorme porque eles não podem ter email lá, mas eles tinham.

Fiz contato. Tem que ter paciência porque eles demoram um pouco para responder, mas deu tudo certo. Eles são um casal de médicos, que amam o Brasil e me ajudaram a conseguir casa em Santa Clara e Trinidad com conhecidos deles. Foram meus anjos durante a viagem.

Quem quiser o contato deles é só me mandar um email que eu envio.

Eu paguei 30 CUCs Conversibles pelo quarto, como fui sozinha não pude dividir, mas quem vai acompanhado pode baixar ainda mais esse custo, dividindo o valor. A alimentação, incluindo café da manhã, é por fora. Se você quiser pede que eles cozinham. Cada um custava 3 CUCs Conversibles. O café era uma delícia, com frutas e um bocadillo (pão, queijo e presunto quente). Almoço podia escolher entre frango ou lagostinha.

Casa resolvida, parti para descobrir como andar de um canto a outro e garantir que minha chegada seria bem tranquila.

Um amigo me indicou um motorista para me buscar no aeroporto e me levar até minha casa, um presente pra mim, mas conto essa história depois.....


2 comentários:

  1. Buenas,

    gostaria do contato da casa de familia que recebe viajantes !!!
    Favor encaminhar p mkt.territorial@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Legal... as dicas de viagem à Cuba são realmente iguaiszinhos das quais eu tive que fazer. Eu fiz um programa de intercâmbio em Cuba na escola de idiomas Sprachcaffe durante um curso de inglês em Havana e foi um dos intercâmbios que eu mais gostei. Eu fiquei em casa de família e foi a melhor maneira de me comunicar e melhorar o meu espanhol. Adooooooorei! Fica a dica da escola de espanhol em Havana logo abaixo

    http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/havana/main.htm

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo ao meu cantinho onde divido um pouco das minhas viagens.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...